ESCOLA

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SAL EM PRATO NOVO




No livro de 2 Reis 2.19 é-nos relatado uma mensagem muito interessante do que aconteceu na vida do profeta Eliseu. Isso serviu de tema para a mensagem pregada na 1a. IPI do Jd. das Oliveiras em 10/11/2009, Terça-feira.

1 - Os homens de Jericó lhe dizem que a terra, Jericó, embora bonita e bem situada, tinha águas amargas e era estéril.
E não é assim mesmo que somos muitos de nós? Como diz o velho ditado: "Por fora, bela viola. Por fora, pão bolorento." Deus pouco ou nada se importa com a aparência. De que adianta beleza, bom emprego, boa formação, se a fonte, o manancial, o coração é amargo e estéril? Fomos convocados a dar frutos e não a ter "boa aparência e a ser bem situado na vida."
2- A solução do profeta envolve: Sal em prato novo!
Isso é muito significativo. Jesus ordenou que fôssemos o sal da terra. Mas este sal deve ser servido em pratos novos. O apóstolo Paulo afirmou em uma de suas passagens mais conhecidas: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas se passaram. Tudo se fez novo." Devemos buscar andar em novidade de vida. Caso contrário jamais salgaremos o mundo como devemos. Prato novo. Vida nova. Novidade de vida. Esquecer das coisas que para trás ficam, palavras ainda de Paulo, e olhar para frente. Para o novo. Amarguras, ressentimentos, mágoas, temores, fraquezas, angústias e tudo mais que nos acometeu antes e ainda nos persegue, deve ser abandonado para uma vida nova em Cristo. Aí, com o prato novo, o sal terá sabor.
Aliás, o sal não dá apenas sabor. Ele também cura, conserva, limpa, purifica e tem ainda muitas outras propriedades abençoadoras. Não devemos, portanto, ser limitados naquilo que fazemos em prol de encher essa Terra com a Glória de Deus!
3 - O sal é jogado na fonte.
Jesus Cristo não nos pede nada que Ele mesmo não seja  ou faça. Se pede para que sejamos o sal da terra é porque Ele mesmo tem esta ação entre nós. O sal, que é Cristo, deve estar na fonte, no manancial. Salomão disse em Provérbios 4.23: "De tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." A mudança, assim, deve ser de dentro para fora. A partir da raiz. De onde tudo procede, os bons e os maus pensamentos.

Torne seu manancial uma bênção! Jogue sal no seu coração! Tenha um prato novo! Renove sua esperança e não viva feliz de verdade e não só de aparência!


Pastor Silas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E MELHORE O BLOG