ESCOLA

sábado, 14 de novembro de 2009

SÓ ESTOU INDO PARA A GUERRA PORQUE O PAI ME CHAMOU!



Em 2 Samuel 17.12-23, Jessé chama Davi, o seu filho mais novo para ir ao campo da batalha para ver seus irmãos. E Davi vai. Parece estranho um pai colocar o filho no campo de batalha. E talvez mais estranho este filho obedecer e ir. Por que foi assim?
1 - Jessé, o pai. O nome Jessé em hebraico significa "JEOVÁ É PAI!" Como não ir à guerra se quem está chamando é o pai e além disso JEOVÁ? Quando este nome era invocado pelo judeu sabia-se do seu poder. Então vai-se à guerra! O pai vai na frente, Ele é Jeová, Ele é poderoso! Não entra na guerra para perder.
Assim, eu vou.
2 - Davi, o filho. O que significa Davi? "AMADO!" Só de ouvir esta expressão dá vontade de obedecer. Jessé não chama Davi gritando, murmurando. O chama pelo nome. E para Jessé, Davi é amado. É irresistível ouvir da boca de Deus esta palavra tão doce sussurrando ao ouvido: "Você é meu amado!" Em tempos de guerra a palavra AMOR parece ficar esquecida. Mas não para Deus. Ele nos ama até o fim. Até que tenhamos a vitória!
Assim, eu vou.
3 - Eliabe, Abnadabe, Samá: os irmãos. Davi foi ver como estavam os irmãos mais velhos na guerra. Eliabe, Abnadabe e Samá. Temos memória fraca quando estamos na guerra e nos esquecemos de coisas tão preciosas. Os nomes dos irmãos de Davi fariam com que ele se lembrasse quem estava com ele no campo de batalha. ELIABE: DEUS É PAI! O cristianismo é a única religiosidade que ousa chamar a Deus de Pai e mais que isso, ABBA, paizinho. Vou à guerra com esta lembrança: Deus é Pai. E Pai daqueles bons! Que supre, cuida, zela, ama, guarda, protege, caminha junto, etc. ABNADABE: PAI GENEROSO! Ia ser difícil estar na guerra mesmo estando com o pai do lado. Nem sempre nosso pai nos faz lembrar de coisas boas. Mas Davi lembrava-se que além de Deus ser Pai, não era qualquer pai. Era um pai generoso. Ainda que seja o Senhor dos Exércitos, ele é generoso, bondoso, amável e amoroso. SAMÁ: TORRE! Se já não bastasse Deus ser pai, ser pai generoso, ainda por cima é uma torre. O que mais se precisa numa guerra? Até escudo de proteção, torre para se abrigar tem. Desse jeito o inimigo não nos atingirá!
Assim, eu vou!

Se Deus está te colocando numa guerra, num campo de batalha por esses dias, fique calmo! Não tema!

Aliste-se na Escola da fé, da confiança e da dependência!

(Mensagem pregada ontem na casa da D. Antônia)

Pr. Silas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E MELHORE O BLOG