ESCOLA

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Boletim IPI de Ipaussu 17/01/10



O boletim da IPI de Ipaussu para 17/01/2010 já está publicado e pode ser lido nos links abaixo.

Segue resumo da mensagem em destaque no boletim:

POR QUE PODEMOS IR À GUERRA TRANQUILOS?


Em 1 Samuel 17, que nos conta a história da luta travada entre Davi e Golias, temos informações que nos fazem refletir sobre o fato de Davi ter obedecido a seu pai, Jessé, e ter ido à guerra.


Assim como Davi, também temos sido chamados por Deus para estar em uma guerra. Segundo A. W. Tozer, este mundo não é um campo de lazer e sim, um campo de batalha. Com que confiança permanecemos na guerra?

1 – Davi = Amado. O nome hebraico Davi significa AMADO. Fica fácil obedecer a quem nos ama. Quando Jessé chamou a Davi que estava no campo pastoreando suas ovelhas, aos ouvidos de Davi, o chamado do pai, soava assim: AMADO! Por isso, obedeceu com alegria.

2 – Jessé = Jeová é Pai. Outra coisa que facilitou a obediência de Davi é o fato de que Jessé significa JEOVÁ É PAI. Quando este nome, Jeová, era invocado, o povo de Israel lembrava-se que Ele era o general da guerra. Se quem chama é o general e além disso é nosso pai, o que temeremos? Certamente nada!

3 – Eliabe, Abnadabe e Samá. Eram estes os nomes dos três irmãos mais velhos de Davi. Jessé, ao mandar Davi à guerra, pede-lhe que vá ver como estão seus irmãos. E é aí que Davi também tem lembrado que estar na guerra não deve ser tão ruim assim.

Mais uma vez ele recordará das motivações que o levam até lá e também que pode confiar em quem o mandou. Afinal:


a) Eliabe = Deus é Pai. Esta verdade preciosa continua ecoando até nós. Se Deus é nosso Pai, com toda a certeza não nos mandará a uma guerra se não tiver o intuito de nos fazer vencê-la. Nem os pais da terra encaminhariam seus filhos à derrota, quanto mais o pai celestial.

b) Jonadabe = Pai Generoso. Poderia este texto ter terminado na verdade de que Deus é Pai. Já seria motivo suficiente para descansarmos e aceitarmos Seus desafios. Mas não pára por aí. Davi, e nós também, somos lembrados de que Deus é um Pai generoso, bondoso. Embora Deus de Guerra, Jeová, Ele é bom e nos ama. Usará sua força de Guerra para nos trazer alívio e paz. Confie nEle.

c) Samá = Torre. Não há dúvida que numa guerra o espaço mais procurado é o de refúgio. Em Samá nos lembramos que Deus é como torre, abrigo no tempo da tribulação. Podemos nos refugiar em Sua paternidade, bondade e poder.


Vamos à luta ordenada por Deus com certeza de vitória!



Pr. Silas de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E MELHORE O BLOG