ESCOLA

quarta-feira, 30 de março de 2011

MENINA OU BONECA?



A americana Eden Wood definitivamente não é uma criança normal. A modelo e cantora de 6 anos ficou conhecida pelas suas aparições na TV e fotos polêmicas. Tudo porque seus pais investem forte na sua aparência, praticamente transformando-a numa boneca humana e despertando a discussão entre os conservadores sobre uma provável e desnecessária exploração de sua imagem.

Um comentário:

  1. IRACEMA ALVES:A infância esta perdida..
    estamos vivendo Síndrome da Alienação Parental: Abuso psicológico e mau trato infantil.Pelo fato de gostarem de ter crianças evoluidas a sociedade esuqece que elas tem suas necessidas,de brincar,sujar nada que o "omo" não resolva.
    Uma menina (8 ou 9 anos) entra num quiosque de fotos instantâneas. Diante da câmara, imagina ser modelo famosa, muito requisitada e fazendo uma sessão de fotos para a propaganda do “tamanquinho da Barbie”. Em seu delírio, a menina não se dá conta da passagem do tempo, sendo alertada pela mãe de que inúmeras pessoas estariam aguardando para também utilizarem o equipamento. Voltando à realidade, a criança se entristece, pois sua mãe interrompera seu sonho. Todavia, a menina sai da cabine rebolando e toda faceira.



    É constrangedor o mecanismo desta peça publicitária. A criança que calçar o “tamanquinho da Barbie” pode se preparar para o estrelato. Em tenra idade, induz-se precocemente à competição desenfreada do mundo dos adultos , uma vez que as portadoras do “sapatinho de cristal” estarão prontas para pensar que são superiores às reles mortais desprovidas de tal “maravilha”.



    A ingenuidade, a inexperiência e a credulidade, próprias das crianças (artigos 23 e 37), não podem ser maculadas em razão de interesses escusos; ainda mais quando são de natureza mercantil.



    Observe-se que os programas infantis, verdadeiros oásis para as agências de publicidade e para as empresas, não têm, em geral, restrições em avançar sobre este campo propício a seus empreendimentos: invadem o mundo das crianças com modelos de alienação da realidade ao se valerem dos códigos do universo infantil, como, por exemplo, animais “humanizados” e outras fantasias. Assim, burlam a boa fé e as pequenas defesas de meninos e meninas.



    Infrações: Artigos 1º, 2º, 5º, 6º, 15, 19, 23, 25, 27 e 37.

    ResponderExcluir

COMENTE E MELHORE O BLOG