ESCOLA

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

COMO ALGO QUE COMEÇOU TÃO BEM PODE ACABAR TÃO MAL?






Este foi o tema da mensagem pregada no dia 28/11/2009 na Congregação em Vila Rosa da IPI de Paulo Silas por ocasião do 11o. aniversário do Conjunto de Coreografia Expressão de Louvor.

O Reinado de Joás (2 Crônicas 24)

Joás é mais um destes homens da Bíblia que tem algo muito interessante para nos ensinar.
O trono de Judá tinha sido usurpado por Atalia e a idolatria estava instalada. Levanta-se, então, o sumo sacerdote Joiada, vence Atalia e coloca Joás no trono como rei.

Por que Joás começou bem? Por que tinha tudo para dar certo?

a) Foi colocado por Joiada, homem de Deus.
Joiada, como sumo sacerdote, estava sob o controle de Deus. Ele deseja ver o culto a Deus restaurado. Esta era sua principal meta. Joás, foi ungido por Deus através de Joiada e, portanto, com a direção de Deus.

b) Joás significa: Deus sustenta.
O próprio significado do nome Joás traz em si uma expressão de bênção. Por mais que ele fosse muito jovem, aliás, uma criança, não teria com o que se preocupar, afinal, como seu próprio nome já dizia: Deus sustenta. E seria assim por todo o tempo de sua vida, permanecendo no caminho do Senhor.

c) Começou reinar aos 7 anos de idade e reinou 40 anos.
Apesar de parecer bastante banal, há de se admitir algo interessante. Os dois números ligados a Joás são números biblicamente expressivos: 7 e 40. A obra da criação foi consumada no sétimo dia; Jericó foi derrubada depois de 7 voltas; durante seu ministério profético, Elias operou 7 milagres; devemos perdoar o irmão em um único dia 70X7 vezes, se necessário, etc.. Por ocasião do dilúvio choveram 40 dias e 40 noites; Moisés foi chamado para o ministério aos 40 anos de idade; o povo caminhou pelo deserto 40 anos para chegar à Terra prometida; Moisés ficou 40 dias no Sinai quando recebeu os Mandamentos de Deus (vale lembrar aqui  que a glória de Deus se manifestou a ele no 7o. dia de jejum e oração; o próprio Senhor Jesus foi tentado e venceu a satanás depois de 40 dias de oração e jejum; etc..

Por que a história de Joás terminou mal?
A Bíblia afirma que ele serviu ao Senhor todos os dias de Joiada (v.2) e depois da morte de Joiada (vv.17-18) ele abandona a Deus e volta à idolatria.
Isso parece demonstrar que Joás só servia a Deus porque era cobrado por Joiada. Ou seja, não servia a Deus, servia a Joiada. Este morto, não mais ficou na "igreja". E será que não é assim mesmo e muitos de nós só servimos a Deus por vista? A vista da família, a vista da igreja, a vista dos homens, a vista de Joiada. A quem servimos? Por que fazemos o que fazemos para Deus? Será que é por que temos "Joiadas" a nos observarem, mas quando não estão por perto agimos de maneira diferente? Isso não agrada a Deus. Servimos a Deus melhor quando o servimos no secreto, a portas fechadas, onde só Ele vê e mais ninguém.

Não adianta vestirmos máscaras espirituais. Deus enviou o profeta Zacarias (cujo nome significa: Deus vê) para Joás abandonasse a vida idólatra que levava mas este mandou apedrejá-lo. Zacarias ao expirar pronunciou: DEUS VÊ E ELE RETRIBUIRÁ!

Estas palavras devem ecoar a cada dia em nosso coração. Mas há o que esconder daquele que vê no escuro. Deus sabe, Deus vê e ainda por cima retribuirá, seja o bem ou o mal que fizermos.

Sirva ao Senhor de todo o coração e não somente por vista. Isto o agrada e te conduzirá a um bom fim.

O prêmio só se recebe no final da conquista e não durante a prova!

Pr. Silas.

Um comentário:

  1. Para Deus nada é encoberto Ele conhece nossas intenções,corações e sonhos. E quando nos desviamos do caminho, como um pai zeloso está pronto a nos chamar de volta.

    ResponderExcluir

COMENTE E MELHORE O BLOG