Se você acha que tua vida vai de mau a pior, é porque você talvez não conheça a história de Agar, serva de Sara.
A condição de vida desta mulher é uma das piores que já se possa ter ouvido. Ela era mulher, egípicia (e por isso, provavelmente, negra), era escrava em terra estranha, foi obrigada a ter um filho de Abraão, marido de sua senhora, torna-se, portanto, mãe solteira, e para acabar de piorar sua situação, ainda é expulsa de casa e enviada para o deserto com seu filho de treze anos de idade. Este relato encontra-se em Gênesis 21.8-21.
Podemos aprender grandes lições com esta mulher. O que fazer quando as coisas parecem estar indo de mau a pior?
1 - CREIA NA SOBERANIA DE DEUS.
Abraão se preocupa com o caso de Agar e seu filho Ismael, mas Deus lhe diz que não deveria preocupar-se, pois tudo estava sob seu controle para fazer, tanto de Isaque quanto de Ismael, grandes nações. Ou seja, nada havia fugido do controle soberano de Deus. O cetro da autoridade continuava em Suas mãos. Assim é. Ninguém pode nada a não ser o Senhor Deus de toda a terra. Tudo está debaixo de Seu domínio. Nada o assalta de surpresa. Nada acontece sem Sua permissão. Por isso, não temas. Deus continua controlando tua história, bem como da tua casa e família. Ele é Soberano.
2 - CREIA QUE ELE OUVE.
Nosso maior terror talvez seja este: o de que ninguém esteja nos ouvindo na horas das nossas lutas e aflições. Deus está. Ele diz a Agar que está ouvindo sua voz e choro exatamente de onde ela está. Onde você se encontra? No fundo do poço? Na miséria? Na dor? Na aflição? É deste ponto que Deus te ouve. Fale a Ele o que te aflige. Conte a Ele suas dores, mágoas, frustrações. Ele ouve e vem ao teu encontro para te consolar. Não se angustie. Confie na audição daquele que ouve e resolve.
3 - CREIA O IMPOSSÍVEL.
Vivemos dias de grande incredulidade. Há um medo de crer e não obter o favor de Deus. Os problemas são tão grandes e numerosos que chegamos a achar que nada poderá acontecer para resolvê-los. Depois da conversa de Agar com o anjo, ela abre seus olhos lacrimejados e vê um poço. Mas ela não estava num deserto? Há poços no deserto? Quando Deus está presente, sim. Afinal, Ele é o Deus do impossível. Nada é dificil para Ele. Até mesmo abrir poço no deserto. E ainda faz brotar água. Confie nisso. Creia nisso! Deus pode abrir poços no deserto. Ele pode fazer o impossível. Entrega a Ele. Descansa. Ele tudo fará! Principalmente, o impossível. Esta é sua especialidade.
Tendo passado por isso, Agar sai do mau para pior e começa a viver do bom para o melhor. O menino cresce no deserto, passam a viver no deserto junto ao poço, o que deveria lhe propocionar renda, Ismael se torna flecheiro, ou seja, ganha uma profissão e se casa com uma egípcia, que deveria ser o sonho de sua mãe.
Mensagem pregada na IPI de Ipaussu em 07/03/2010.
Pr. Silas de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E MELHORE O BLOG