Calando a voz que nos lembra o problema
2 Reis 20
Aprendemos com o rei Ezequias uma grande e preciosa lição sobre coisas muito difíceis na vida: calando o que nos lembra o problema.
O texto apresenta um milagre, aliás, alguns, mas o que me parece realmente relevante é Deus mudar o tempo por causa do seu servo. Vejamos:
O óbvio (v. 1-2) - Isaías era, sem dúvida, profeta e usado por Deus. Mas a sentença dada a Ezequias parece óbvia. Afinal, o versículo 1 diz que o rei estava com uma doença mortal, incurável. Natural que o homem de Deus dissesse a ele "põe tua casa em ordem. Você vai morrer".
Ok, isso era o óbvio. Todos viam e sabiam que Ezequias tinha uma doença incurável e o resultado de uma doença assim é a morte. A coisa era mais natural que espiritual tanto que nos versos seguintes para a cura de Ezequias, Isaías usa remédio e não a oração.
Como sofremos com as afirmações óbvias. Nos desestimulam, desanimam, entristecem. temos que calar estas vozes. Como?
Com outra voz (v. 2-3) - Com outra voz: a da fé pela oração humilde.
Ezequias, já fraco e debilitado pela doença física, ainda tinha que sofrer psicologicamente e emocionalmente as vozes que o cercavam apontando-lhe aquilo que ele mesmo já sabia. Então ele cala essa voz de uma vez orando humildemente a Deus. "Humilhai-vos sob a potente mão de Deus". Esta oração cala as vozes que o deprimem e ele passa a ter condição d ouvir a voz de Deus.
Havia um escravo na América chamado Booker. Ele e sua família tinham uma voz para lembrar-lhe sua condição diariamente. O senhor da fazenda em que trabalhavam dera um galo a eles para não perderem a hora do trabalho. Ao ouvirem o canto do galo deveriam começar a trabalhar. Quando o presidente americano assinou a libertação dos escravos, Booker acordou com vozes diferentes. Era a mãe correndo atrás do galo para fazer dele o almoço de comemoração. Naquele dia, calaram a voz que os fazia lembrar sua condição comendo o "despertador".
Sem a voz do óbvio, do ruim, abre-se para o milagre, para a voz de Deus (v. 8-11) - Depois de ter calado a voz da óbvia e angustiante sentença lançada, Ezequias fica habilitado a ouvir o sobrenatural, o não óbvio, a voz preciosa de Deus. Daí vem o milagre. Uma experiência real e marcante com o Deus vivo que mais uma vez fez o tempo parar em prol de um servo Seu.
Pr.Silas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E MELHORE O BLOG