ESCOLA

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PERDÃO



É bem provável que não haja coisa mais difícil do que perdoar. 
Por quê?
Porque perdoar envolve perda, e se tem algo que não queremos de jeito nenhum é perder. Sair por baixo. Queremos a todo custo ter razão sempre.
Muitos tem tido toda razão e nenhuma paz!
A palavra perdão parece trazer seu significado em si mesma. Claro que para isso temos que fazer um trocadilho com a palavra. Veja bem: PERDÃO = UMA PERDA GRANDE! Ou seja, é como se a palavra perdão fosse o aumentativo da palavra perda. Claro que não é. Mas assumamos que perdoar é perder. Mas é perder para ganhar. Quando Deus nos perdoa os pecados, faz isso para não nos perder. Ele mesmo teve que perder por um lado para ganhou por outro. 
Ser cristão é ser como Cristo. Cristo perdeu tudo o que tinha para nos perdoar. Infelizmente não usufruímos a plena paz que poderíamos porque não há em nós disposição para perder. Perdoe. Deixe prá lá. Viva em paz. Afinal de contas, nem todo o dinheiro do mundo acabaria com a dor da traição, da dívida não paga, da palavra dita fora de tempo etc. Se a pessoa que te fez mal te desse R$ 10.000,00 pelo que fez, te faria esquecer o que foi feito ou dito? Certamente que não. 
Você pode até dizer: o outro, pelo que fez, não merece perdão. Mas você merece perdoar e ficar livre. Livre do quê? De carregar um grande peso. 
Por vezes, dizemos: "Prá mim, Fulano morreu!" E aí o que você faz? Carrega um defunto para o resto da vida. Quando você perdoa, você enterra. Não carrega mais o peso. O fardo de um morto em você.
Perdão é atitude. Decisão. Não é uma emoção. Não espere sentir que perdoa e nem espere esquecer o que você sofreu. Você só esqueceria se tivesse um problema mental. Decida perdoar. Ainda que isto te leve a perder. Não tem problema. Você vai ganhar noites de sono, tranquilidade e paz.


Perdoe e seja curado da ferida que há em teu coração. Se você vai esquecer? Não. Não vai. Ficará a cicatriz. Cicatriz deixa lembrança. Ferida deixa dor. Prefira a cicatriz criada pelo perdão a viver com a ferida do não perdão.


Afinal, alguém muito especial, que soube perdoar como ninguém, nos ensinou a orar dizendo:


"...PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, 
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DEVEDORES..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E MELHORE O BLOG