ESCOLA

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RAFINHA BASTOS: COMEDIANTE BOÇAL FAZ PIADA COM VÍTIMA DE ESTUPRO E ATÉ COM DEUS (POR GENIZAH)



Portal Comunique-se 
Silvana Chaves
A presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina São Paulo (CECF), delegada Rose Corrêa, disse em entrevista ao portal Comunique-se que se dispõe a esclarecer e orientar o humorista do CQC a respeito do trauma causado pelo estupro a uma mulher, após o humorista ter feito uma 'piada' sobre o crime.

“Se ele nunca viu o estado que uma mulher fica depois de ter sido estuprada, eu me disponho a levá-lo em qualquer Delegacia de Proteção à Mulher para que ele veja de perto o que é isso, como é isso e não faça piadas com um assunto tão delicado.”

Em um de seus shows de comédia stand-up em São Paulo, o comediante proferiu a seguinte ‘piada’ – que foi citada em reportagem da revista Rolling Stone de maio deste ano: "Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade. Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço", disse o humorista.

Rose Corrêa critica ainda as palavras irreverentes usadas por Rafinha Bastos ao tratar do tema: “Essa forma de falar a respeito de um assunto tão sério mostra uma falta de senso, de cautela. Porque só quem viu o estado que uma mulher que é estuprada fica, sabe como é. E eu sei como é isso porque eu fui a fundadora da Primeira Delegacia da Mulher no Estado de São Paulo e atendia por 12, 13 horas diárias mulheres vítimas de estupro. Sabe, isso abala a estrutura da pessoa, destrói casamentos, marca demais a vida de quem passa por essa situação. Fora o constrangimento que a mulher passa em todo o processo”, reforça a delegada.

Repúdio
A polêmica declaração levou a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Conselho Estadual da Condição Feminina São Paulo a publicarem notas de repúdio contra as declarações do humorista.

Em seu pronunciamento, o CECF afirma que a 'piada' feita por Rafinha Bastos é de conteúdo machista e preconceituoso, além de encorajar os homens a praticarem a violência contra a mulher, que na Constituição Brasileira, é considerada crime hediondo.

Rafinha se defende 
Em contato com a nossa reportagem via e-mail nesta manhã, o apresentador afirmou o seguinte: “Se os comediantes tiverem que responder por toda piada que fazem, não vão ter tempo pra mais nada na vida. Nem pra fazer comédia". 


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2011/06/rafinha-bastos-o-bocal-que-faz-piada-da.html#ixzz1RXSG3l8P
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Um comentário:

  1. Que triste, gosto demais do trabalho que este comediante desenvolve no CQC e já não mais como comediante na Liga, programas interessantes. Mas infelizmente não é a primeira vez que ele perde a oportunidade de estar calado. Fazer piada sim, com o sofrimento alheio não. Acho que ele não pensaria assim se tivesse algum ente querido nesta situação. Ricos ou pobres, feios ou bonitos, brancos ou pretos todos merecem respeito. Parece que ele esqueceu deste detalhe.

    ResponderExcluir

COMENTE E MELHORE O BLOG