ESCOLA

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dons espirituais



Você já descobriu o seu dom espiritual?

Depois que conhecemos a Jesus Cristo e recebemos dEle o Seu Espírito precisamos buscar capacitação para servirmos melhor.

Buscar dons do Espírito é algo bem diferente de tudo o que pedimos a Deus. Normalmente pedimos coisas que trarão benefícios diretos a nós mesmos, enquanto que os dons são para benefício do próximo.

Para tratar desse assunto gosto do texto de Daniel capítulo primeiro de onde tiro algumas lições:

1- Nem o inimigo quer qualquer um.

Quando Nabucodonosor invade Judá, manda trazer de lá os nobres, de linhagem real, jovens, sem defeito e cultos para trabalhar diretamente com ele no palácio real. Daí serem enviados Daniel, Hananias, Misael e Hazarias.
Temos mania de achar que Deus quer qualquer coisa de nós. Não parece ser bem assim. Há uma frase muito usada por aí: DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS. Onde Deus disse isso?
O que vejo na Bíblia é Deus levantando homens com alguma condição para a obra. Moisés, antes de falar com Faraó, por exemplo, conviveu 40 anos com os egípcios. Paulo conhecia bem o que iria pregar mais tarde. Isso não quer dizer que Deus não usará indoutos. Pedro era pescador e pregava como poucos. Porém, até ele foi treinado por Jesus antes de Atos por 3 anos.
Por isso, buscamos os dons e também buscamos aperfeiçoá-los.

2 - O dom vem de Deus.

O texto diz que Deus fez com que eles se tornassem entendidos. Este entendimento veio de preparo e ação de Deus. O rei mandou treiná-los por 3 anos. Só então passariam a servi-lo. Creio que o Senhor nos ajuda a aprender. Nos dá capacidade de entender. Isso também é manifestação de um dom de Deus.

3 - Os dons são diferentes uns dos outros e não melhores uns que os outros.

 Hananias, Mizael e Hazarias tinham muito conhecimento e Daniel visão e interpretação de sonhos. Esta é a beleza do corpo. Cada um atua numa área e nisso todos se ajudam mutuamente. Isso não deve, de modo algum, gerar coisas tipo soberba ou inveja. Toda instrumentalidade na mão de Deus tem grande utilidade com o fim proveitoso de abençoar e edificar.

Busquemos os dons. De preferência os melhores. Ou seja, aqueles que trarão maior benefício aos que nos cercam.

Pr. Silas.




Um comentário:

COMENTE E MELHORE O BLOG