"ELES NÃO SÃO DESTE MUNDO COMO EU TAMBÉM NÃO SOU." (JOÃO 17.16)
Quem acompanha este blog já percebeu que ele não é usado para desabafos. Salvo raríssimas exceções.
Chegou o fim de 2010. Em outro momento já compartilhei o quanto foi difícil atravessá-lo. E a maior crise neste caso era entender o por quê. O que estava acontecendo? Por que tanta aflição de alma, de espírito.
Daí a gente ora, busca, pergunta a Deus. Ele responde. Na maioria das vezes não na hora da pergunta. Passa-se um processo até entender tudo. Talvez ainda não esteja entendendo os detalhes. Talvez nem venha nunca a saber. Aquilo que Ele nos faz saber é suficiente para que tenhamos paz. Isso basta.
Nós, cristãos, (os não cristãos que estiverem lendo isso, por favor, não se ofendam) somos seres contraditórios. Isso nos faz sofrer. Não somos daqui. Sim, daqui do mundo. Não somos. O problema é que estamos aqui e muitas vezes gostaríamos muito de ser daqui e ser como todo mundo parece ser. Terminantemente, isso não é possível!
Eu mesmo, embora bem duro de admitir, olhei para o mundo com um olhar assim. Há uma maldita sensação em nós de que o mundo é "legal". Então nos aproximamos para ver como é. Por fora é demais! Atraente! Sedutor! O problema não está fora está dentro. Dentro é horrível. É sujo! É nojento! Uma música popular antiga dizia: "Quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai!"
Às vezes, nós, cristãos, somos injustos com os não cristãos. Achamos que são levianos, vivem a vida que vivem porque querem. Não é verdade! Vivem como vivem porque são escravos do que vivem. Não vêem saída.
É aí que Deus permite que adentremos um pouco este mundo estranho ao qual não nós pertecemos. Para que venhamos entender a dor que há lá dentro. E o desespero que existe para sair!
Se não fosse o amor de Deus também entraríamos para não mais sair. Não há jeito de ficarmos. O próprio mundo nos expelirá (ainda que venhamos a imitá-los naquilo que fazem). Não nos suporta lá dentro. Algo em nós incomoda. Somos estranhos. Me lembro aqui do que aconteceu com Jonas indo para Jope. Ele não era de lá. Ele deveria ser de Nínive. Foi expelido. Jogado fora. Ele tentou ser igual. Não deu certo. Foi lançado ao mar. Rejeitado. Somos uma ferida aos que não são de Cristo.
Amigo, você é cristão? Não viaja! Cada um no seu quadrado! Não tente agir como o mundo (sei que falar assim soa um fundamentalismo repugnante) age. Dói mais em nós do que pra eles. Pode ter certeza disso. Se aconchegue na palma da mão de Deus que é nosso lugar. Lugar de paz, tranquilidade e também de prazer. Poupe-se de expulsão, tristeza, mágoa, dores e coisas que nunca precisaríamos experimentar.
Fique à vontade para comentar. Porém, não o faça de maneira anônima. E de preferência, comente no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E MELHORE O BLOG