ESCOLA

sábado, 18 de fevereiro de 2017

NO CAMINHO DA PAZ...


Jeosafá, rei de Judá, voltou em paz...

Se tem algo que deve fazer parte da vida do crente é a paz. A Bíblia diz que este é o plano de Deus para nós (Jeremias 29.11). Jeosafá, rei de Judá, era crente. Se lermos o capítulo anterior a este, ficaremos sabendo de onde Jeosafá vinha. Vinha de uma guerra em Ramote Gileade. E ainda assim tinha paz. Por que Jeosafá tinha paz mesmo passando pela guerra?

1) (2 Crônicas 17.3) Andou nos primeiros caminhos
Ah, o primeiro amor. Quando conhecemos a Deus ficamos extasiados. Que maravilha. Temos vontade de entregar a vida como Jesus entregou. Infelizmente, o tempo passa, aí, nos distanciamos. Ficamos maliciosos. Achamos que já sabemos das coisas. Os crentes, antes, irmãos, agora se tornam rivais. Que prova. O irmão era uma bênção, agora, é uma prova. Misericórdia. Ficamos desconfiados.

2) (2 Crônicas 17.4) Andou nos mandamentos de Deus. Obedeceu.
Obedecer: O dicionário Aurélio diz que obedecer é não resistir, ceder.
Nascemos com um coração contrário à obediência. Não gostamos de não resistir. De ceder. Pelo contrário, gostamos que não nos resistam, que cedam a nós. A pior crise pela qual o mundo passa hoje não é a crise econônimca, nem a ambiental e nem da segurança, como tanto se apregoa pela mídia. A pior crise de nossos tempos é a crise de Autoridade. Ninguém quer obedecer. Isso vai da criança até o ancião. Primeiro devemos obediência a Deus. Pedro afirmou em Atos 5.29: “Importa obedecer a Deus do que a homens.” Devemos obediência a Deus.
Depois o próprio Deus instituiu uma ordem hierárquica em que devemos prestar obediência, por questão de autoridade dada por Deus, aos homens. Assim, filhos, obedecem os pais, crianças obedecem os adultos, alunos obedecem professores, empregados obedecem patrões, cidadãos obedecem às leis do governo, jovens obedecem os velhos, ovelhas obedecem pastores. E devemos fazer isso sem gemer, pois “não há autoridade que não proceda de Deus e as há foram por Ele instituídas.” Romanos 13.1. Quer ter paz na vida? Obedeça. Por que tanta angústia? Porque temos pulado o princípio da autoridade estabelecido por Deus. 
Quem não obedece vai prestar contas e quem tem autoridade dada por Deus e não a usa também prestará contas.

3) (1Crônicas 17.5-6) Teve riqueza e glória e seu coração exaltou-se no caminho do coração.
Quanta paz tem aquele que sabe receber bênção e permanecer crente, obediente e humilde. Infelizmente, não é muito comum nem na igreja. Já teve um colega de trabalho que no meio do caminho foi promovido e se tornou chefe da seção? Lembra como ele era antes? E agora? Que mudança! Acabou o companheiro. Foi-se embora o amigo. A pessoa muda até na igreja. Manter a humildade na bênção é um grande desafio. Em Ezequiel 28.5 temos um exemplo do que acontece. O próprio Satanás é o exemplo. Foi cumulado de riquezas e, por isso, se elevou o seu coração e foi prostrado. Deus te abençoou? Glória a Deus! Mantenha-se humilde. Coração de servo. Assim você terá muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E MELHORE O BLOG