ESCOLA

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Encontro de Comunhão e Oração - E.C.O. (27/10/09)

2 Reis 4.1-7

"O que você tem? -  perguntou o profeta. A viúva respondeu: NADA!"

Esta passagem bíblica é muito interessante e nos revela algo bastante edificante da parte de Deus. Uma mulher, viúva de profeta, em desespero, é confrontada com uma pergunta que a leva a responder algo muito duro. Em sua busca a Eliseu, ela parece cobrar algo dele ao afirmar: "Meu marido temia ao Senhor. Você sabe." Parece que ela estava dizendo: "Você tem obrigação de fazer algo por mim."
Não adianta querer brigar com Deus diante das circunstâncias desta vida. Ele não tem obrigação nenhuma conosco. Tudo vem por Sua imensa graça que nos alcançou.
A pergunta do profeta nos leva a perceber que Deus queria trabalhar dois aspectos na vida desta viúva:
1- O reconhecimento de nossa total dependência do Senhor. Não ter nada, humanamente falando, é a melhor coisa que se pode ter. Deus é especialista em criar coisas do NADA. A criação torna isso gritante. "A Terra era sem forma e vazia." O Senhor criou tudo do nada. Embora possa transformar coisas existentes, Seu poder o leva além disso e Ele prefere criar do NADA. "...o visível veio a existir das coisas que não aparecem." (Hebreus 11.3b). John Maxwell afirma que "a vacuidade é uma bênção". Se dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, glória a Deus! Dê estes lugares cheios de vácuo, de nada, para que Ele preencha.
2 - O reconhecimento de nossa necessidade de convívio social. Fazemos questão de viver numa redoma. Aparentar auto-suficiência é uma máscara usada por muitos. O profeta diz à mulher: "Vai, pede emprestadas vazilhas às vizinhas..." Com isso, seu orgulho é quebrado de vez. Sim, aqueles que estão ao nosso redor podem nos ajudar. Nós estamos aqui para isso. Agirmos como Deus agiria em prol das pessoas que nos cercam. Quantas bênçãos perdemos por causa do orgulho. Deus quer usar homens e mulheres para nos ajudar dentro de sua capacidade, mas nosso orgulho não permite. O ego não permite isso. Enquanto isso, continuamos a esperar por milagres que não se realizam porque não permitimos que Deus use Seus filhos.
3 - As vazilhas podem vir das vizinhas, mas o azeite vem de Deus. Isto tem muito significado. O homem tem seu papel como agente de Deus na bênção, mas sua função é limitada. A contribuição do homem  (vazilhas) é a base para onde flui o poder do Espírito Santo (azeite). No final, o melhor vem da parte de Deus. A sua unção. E esta que quebra todo o jugo e supre nossas reais necessidades que vão muito além das coisas físicas e materiais.

Lembre-se Deus é Deus do TUDO ou do NADA! Ou Ele preenche tudo em nós, ou não poderemos ter nada da parte dEle!


Deleite-se na paz do Senhor!


Pr. Silas.


2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus.

    Eu estive neste dia...foram apenas 7 pessoas, apesar de ter chegado tarde no horário, capitei a mensagem e foi, é e será edificante sempre em minha vida.

    Pastor Silas vc. é uma benção...vou sentir muito sua falta, c/pregações dinâmicas, muitas até engraçadas, mas todo conteúdo sem sair do foco na palavra de Deus.
    Obs: Um dia eu chego nesta estatura...

    Fica aí meu comentário...

    Att, Presbítero Jaques

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso nos confrontarmos com o poder de Deus que apesar de ser quem é, se digna a fazer de pessoas e coisas simples grandes bençãos, curar por exemplo, fazer fecundar o ventre estério,abrir portas de oportunidades, curar a alma, o espírito. Assim sendo hoje me sinto feliz de ter e ser o que sou. E repetir a frase do irmão. Pastor você é uma benção.

    ResponderExcluir

COMENTE E MELHORE O BLOG